Inicialmente em sala de aula, o professor deve apresentar o conteúdo a ser estudado e depois o local
a ser visitado. É necessário que o professor trabalhe separadamente os assuntos relacionados para haver o maior desempenho dos alunos com a diversidade.
As saídas para observação com o intuito em mostrar o sentido e as características do ambiente facilita a compreensão das interações que ocorrem.
Então antes de levar os alunos ao BOSQUE GUARANI(Foz do Iguaçu-PR) é preciso trabalhar com eles o que iremos fazer e quais as importância da visita.
Desde a educação infantil é de suma importância, as crianças terem o primeiro contato com o meio e assim saber as consequências causadas pelos homens na natureza.Devemos possibilitar aos pequenos os primeiros contatos com o meio ambiente, e mostrar o que causamos a natureza, a partir disto podemos construir cartazes e expor com os alunos, recortes de imagens também podem ser fixado na parede, para melhor assimilação.
No ensino fundamental após ser apresentado os alunos poderão desenvolver registros de informações que foram trabalhados em sala, e depois da visita requisitar registros com maiores detalhes,sobre o conteúdo que foi estudado dentro e fora de sala é necessário para aumentar o acervo de tais informações para possibilitar a compreensão e assimilação.
Cabe ao professor ter atenção com as especificidades de cada turma, para que assim saiba selecionar qual a melhor atividade para o pleno desenvolvimento de cada turma.
As saídas para observação não é simplesmente visita a passeio tem objetivos que é conhecer os vários aspectos do ambiente e imediatamente saber identificar e reconhecer os mesmos,mas é necessário alguns desdobramentos que são saber comparar, fazer caracterização e pesquisa sobre o conteúdo que está sendo trabalhado. Porém para que esses procedimentos sejam efetuados é preciso alguns materiais para o auxilio na construção do conhecimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário